segunda-feira, 12 de maio de 2008

8ª Aula - 10 de abril






Hoje discutimos sobre:

Para onde estamos caminhando no ensino?
Pois, a sociedade está mudando sua forma de organizar, de produzir bens, de comercializar...


A professora passou partes do filme Tempos modernos de Charles Chaplin, onde havia vários trabalhadores. Já nas imagens recentes, as montadoras tinham apenas um ou dois trabalhadores o restante era maquinários, robôs, no lugar dos homens.

Apreciamos a obra Brincadeiras Infantis, de Pieter Bruegel, do século XVI. Hoje, já não se vê mais crianças brincando da mesma forma, parace que as rua diminuiram.

Observamos a foto de uma escola nos anos de 1940, onde pudemos ver algumas diferenças, porém nem tantas assim, pois a sala de aula continua com as mesma posições.

Assistimos a um trechinho do filme The Wall, com Pink Floyd;


Escutamos a música Família, com os Titãs, e pudemos relacionar a família antes e a família de hoje;


Observamos algumas fotos atuais...


O que registrei... foi que filmes, fotos, obras de Arte e músicas nos ajudam compreender situações histórico-sociais, e trazem elementos para discussão sobre Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas.

Moran em seu texto chama atenção para: As dificuldades de mudar na educação?


Ensino - Organiza-se numa série de atividades didáticas.

Educação - Além de ensinar, auxilia o aluno a integrar: ensino e vida, conhecimento e ética, reflexação e ação, a ter uma visão de totalidade, pois o aluno tem sentimentos.


Nessa aula ficou a proposta dos 6 passos, com a escolha de um filme por grupo. Iremos realizar uma apresentação no power point para a professora e alunos, e ficará como apresentação da conclusão final dos seis passos.



PS.: Assim que o grupo escolher o filme, deverá comunicar no grupo, para que não ocorra a repetição dos mesmos.

Nenhum comentário: