segunda-feira, 21 de abril de 2008

5ª Aula - 06 de março

Hoje fizemos um mapa conceitual, com o tema principal Tecnologia e Educação.


O mapa conceitual foi idealizador por Joseph D. Novak na década de 60, fundamentando-se na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel.

Sua pesquisa atual: trabalho inclui estudos sobre a aprendizagem do aluno ideias e epistemologia, e os métodos de aplicação de idéias e ferramentas educacionais (como o conceito de mapeamento) em configurações corporativos e ensino à distância programas.

Como um organizador prévio de conhecimentos o mapa conceitual se torna um bom instrumento na educação. Para elaborar um mapa é necessário que tenha um tema principal, no caso a Tecnologia e Educação, destacado numa figura, e diante deste temas todos outros que nele poderá se inserir. Exemplo - Comunicação, pesquisa, computação...


PS.: Achei bem interessante o mapa, pois podemos relacioná-lo com as atividades que desejamos em nossas vidas, como por exemplo: Objetivos concretos para a vida - estudar - profissão -imóvel - carro - banco...

Um comentário:

Katya disse...

Dalize, acompanhando seus diários posso observar as relações que procura estabelecer com as atividades propostas, as leituras e sua vivência. Fica nítida sua aprendizagem, e o que é mais legal, a forma como você "curte" sua aprednizagem. Parabéns!!